Pesquisar nesse blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Você faz as escolhas e elas fazem você



A todo momento estamos fazendo escolhas em nossas vidas, desde a hora que acordamos temos de escolher se vamos levantar ou permanecer mais tempo na cama; a roupa que vamos vestir, como iremos para o trabalho, tomar ou não o café. São as escolhas passadas que nos trouxeram até aqui; e as escolhas de hoje, irão nos levar a algum lugar.

Sabemos desde pequenos que, quando fazemos uma escolha, naturalmente estamos descartando outras opções, e, de opção em opção, vamos tecendo nossa vida. Embora não seja fácil, a vida exige escolhas a todo momento.
Se escolhemos estudar, temos de abrir mão de alguns divertimentos; se escolhemos uma profissão de engenheiro, não poderemos nos dedicar à medicina. Se escolhemos ir ao cinema, talvez dê tempo para encontrar os amigos; se encontramos os amigos, perdemos o horário do cinema. Não se pode abraçar tudo ao mesmo tempo.

E chega um dia, depois de muitas paqueras e namoros, que você tem que decidir se vai casar com um certo alguém, ou se vai ficar apenas nas paqueras, sem criar vínculo afetivos. As duas opções têm seus prós e contras. Se você casar terá responsabilidades e cobranças mas terá uma linda família com quem compartilhar suas alegrias e tristezas. Se você ficar solteiro, estará livre mas com quem vai chorar suas tristezas ou comemorar suas vitórias?
É você quem decide.

Morar na cidade ou no campo; ficar no seu país ou ir morar no exterior; fazer dieta ou ficar obeso; casar ou ir para o convento. Tudo é válido, só que há um preço por cada escolha. Como seria maravilhoso se pudéssemos tirar férias a cada 3 meses de trabalho; e viajar pelo mundo desfrutando das mordomias nos hotéis 5 estrelas. Ter filhos e só ter o prazer de brincar com eles sem a obrigação de corrigí-los.

Por isso é tão importante sabermos sobre as escolhas que vamos fazendo durante a vida e refletir sobre elas. Podemos até reavaliar algumas decisões e mudar de rota; mas até mesmo nas mudanças, temos de arcar com as consequências das escolhas anteriores.

O poder de mudar de rota, escolher outro caminho a qualquer momento, pode acrescentar outras vivências, mas nunca anula o passado. Por isso, decida desde já a correr atrás de seus sonhos, busque novos caminhos; pois a vida é muito curta para que permaneçamos indecisos diante dos caminhos...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares