Pesquisar nesse blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aprenda a sair de cena





Uma das coisas que podemos aprender com pessoas de grande sabedoria é saber sair de cena, deixar o palco, sair da roda, mudar de assunto, saber o momento exato de fazer com que os holofotes fiquem sobre os outros e não sobre nós. No mundo competitivo em que vivemos, quando a nossa presença estiver marcando demais, quando as nossas ideias brilhantes estiverem brilhando demais ou a nossa forma inovadora de pensar estiver inovando demais, é exatamente a hora de sair de cena, nem que seja por algum tempo.

Sair de cena não significa abandonar tudo, mas é preciso que os outros pensem que desistimos, porque nem sempre as pessoas estão dispostas a deixar-nos brilhar impunemente. Por inveja ou por se sentirem ameaçadas por nosso brilho, as pessoas tendem a nos dar respostas agressivas e desproporcionais. É preciso dar a chance das pessoas acharem que não queremos mais estar no palco. Mas sair de cena é uma arte tão importante quanto saber entrar em cena. Todo ator sabe disso.

Quando nós, sem ter desejado ou planejado, começamos a brilhar muito em nossa área de atuação ou em nosso trabalho naturalmente nascem as curiosidades a nosso respeito. As pessoas começam a comentar sobre o nosso sucesso, querem saber sobre a nossa vida pessoal, sobre os nossos bens materiais e nosso possível enriquecimento. E quando elas começam a fazer muitas perguntas, é hora de saber mudar de assunto para evitar essa armadilha.

Quando surge um embate com poderosos, dos quais você conhece o poder destrutivo, é preciso pensar muito antes de entrar no embate. Briga de cachorro grande é para grandes cães. Muitas vezes a melhor recomendação é sair de cena e aguardar por outras oportunidades. A vitória numa batalha só compensa quando há menos esforço e não há estresse. 

Saber sair de cena, na hora certa e com dignidade, é adquirir uma grande capacidade artística que nos leva à sabedoria. Porém, assim como um ator, é preciso utilizar as vivências como um laboratório para obter experiência. Essa arte de sair de cena ou mudar de assunto, não é coisa para leigos. É preciso dominar essa arte. Ouviu algo que não gostou, mude ou assunto ou finja que não ouviu. Não leve o assunto adiante. Aprenda a desconcertar, com classe, os maldosos de plantão...


5 comentários:

Claudia disse...

Boa tarde Lucia,
Adorei seu post. Essa mensagem nos ajuda a refletir tanto sobre todos os momentos que vivemos intensamente no palco da vida, porém, desperta a inveja de alguns e é ai que precisamos nos cuidar.
Parabéns pelo texto.
Se me permitir, gostaria de postar em meu blog tb.
Beijos,
Claudia
http://eusouumafenix.blogspot.com/

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Olá Claudia: obrigado por sua visita ao blog e agradeço seu elogio. Esteja à vontade para publicar em seu blog. Quanto mais pessoas descobrirem essa arte de convivência, melhor se tornará o mundo. Abraço, Lucia

Marcio Santos disse...

Olá, obrigado, bastante instrutivo.
Satisfez minha aptidão sobre o asunto.

Wellington Washington disse...

Me ajudou a entende o que é sair de cena,e refletir muitas coisas.

Wellington Washington disse...

Me ajudou a entende o que é sair de cena,e refletir muitas coisas.

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares