Pesquisar nesse blog

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Isso é ser humano...





Crescemos aprendendo que o certo é ser bonzinho. Que temos de levar tudo na esportiva, não criticarmos as pessoas, não sentirmos raiva e sermos doces o tempo inteiro. 

Nos ensinam que devemos reagir a ataques com paciência, compreensão e perdão, sem nos irritarmos e nem elevarmos a voz. Que devemos sempre ver o lado bom dos acontecimentos, engolirmos sapos etc. Pode até ser um modo correto de conviver, porém isso não nos faz bem. 

Você até pode tentar viver assim durante algum tempo, porém vai chegar uma hora que se sentirá sufocado. As palavras não ditas começam a se acumular dentro do nosso ser. As raivas repreendidas, os desgostos disfarçados, as contrariedades represadas, tudo isso depois de um tempo começa a reverberar dentro do nosso corpo e vira um vulcão prestes a entrar em erupção. E, se não fizermos nada, de uma hora para outra a coisa pode explodir e causar um grande estrago, tanto no físico, quanto no estado emocional e social.

Não querendo nos indispor com os outros, acabamos nos indispondo com nós mesmos, com o nosso coração, com a nossa alma e com a vida. Quantas vezes, querendo manter nossa postura de “boas pessoas”, não conseguimos dizer “não” para nada. 

Não conseguimos defender nossos pontos de vista. Não conseguimos manifestar as nossas vontades. Não conseguimos fazer valer os nossos anseios. Será que vale mais não chatear os outros e viver frustrado, contrariado e amargurado?

É preciso ter em mente que, se não nos manifestarmos, ninguém irá adivinhar o que desejamos. Se não fizermos, ninguém vai lutar pelos nossos sonhos. A vida é imprevisível e, se ficarmos adiando indefinidamente tomar as rédeas e escolher o nosso próprio caminho, pode ser que não dê tempo quando resolvermos agir. 

Nascemos para viver a nossa vida e não a dos outros. Pessoas felizes e bem resolvidas consigo mesmas e com as suas vontades, podem ser bem legais com os outros também.

Somos seres humanos e sentir emoções dos mais variados tipos faz parte da nossa natureza. Se fossemos perfeitos, não necessitaríamos estar aqui experienciando a vida. Precisamos sentir e aprender a lidar com os nossos sentimentos. 

Evoluímos quando organizamos as dores, as angústias, as euforias, as raivas e as alegrias que, invariavelmente, emergem no nosso interior. E como fazer isso? Não negando as emoções que surgirem e nem as censurando. 

Não enfie tudo para debaixo do tapete. Não se culpe pelos sentimentos negativos. Não se crucifique e nem se culpe por não ser bonzinho o tempo inteiro com os outros. 

Em todos os momentos, primeiramente precisamos ser amorosos com nós mesmos. É claro que não precisamos sair vomitando coisas em cima das pessoas. Não, não é esse o caminho. Mas você pode falar o que lhe desagrada de uma forma respeitosa. 

A maior parte das emoções não positivas pode ser processada e nos trazer alívio quando, simplesmente, as expressamos de alguma forma. Escreva o que sente. Conte para um amigo ou converse com um terapeuta. Chore, dance, faça exercícios físicos. Esses são modos de desabafar. Importante é permitir sentir. 

Não somos santos, nem super-heróis ou uma rocha dura e impenetrável. Não se culpe por sentir, eventualmente, “coisas ruins”. Se acolha e agradeça por conseguir enxergar as suas sombras e ter a oportunidade de transcendê-las. Se ame de forma permanente e incondicional. Isso é ser humano... 




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares