Pesquisar nesse blog

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A lenda do Sapo que vira príncipe



Você se lembra dessa estórinha?

Era uma vez uma princesa que, passeando junto a um lago do seu jardim, deixou cair no poço uma bolinha de ouro. Enquanto olhava aflita para a água sem saber o que fazer, eis que surge um sapo feio à superfície com uma solução: "Eu recupero a tua joia se me convidares para o teu palácio e me deixares lá viver como um príncipe!".

Sem refletir no que se metia, a princesa concordou com todas as exigências do sapo. Ele mergulhou e imediatamente reapareceu com a bola de ouro na boca. Ainda incrédula, a princesa correu para o palácio esquecendo por completo o que acabara de prometer. Pouco depois, eis que surge o sapo.

Em troca da sua bolinha de ouro o sapo exige que ela o ame mais que todos, que brinque com ele, que seja seu amigo mais querido e permita que ele se sente à mesa, que coma no seu prato, que beba do seu copo e durma com ela. Sem considerar inteiramente as implicações de sua promessa, a princesa concorda.

A partir daí a cada dia o sapo então vai aumentando suas exigências de intimidade, baseado na promessa que ela lhe fez. Qual o final da história? Provavelmente você vai responder que a princesa beija o sapo ele vira um príncipe e juntos eles vivem felizes para sempre. Final agradável, porém inexato.

No verdadeiro final do conto de Grimm, aparece a rejeição da princesa, seu conflito e sua raiva. Ela se recusa a levá-lo para sua cama. Quando o sapo ameaça contar ao rei, ela o atira contra a parede e eis que ocorre a mágica, o sapo vira príncipe...

O que Grimm quer passar é que devemos expressar nossos sentimentos autênticos que podem transformar até mesmo uma criatura repulsiva em príncipe. O seu sapo pode ser um relacionamento, um emprego ou qualquer situação que venha condicionando sua vida. Cabe a você transformar e reinventar a sua realidade, de modo que ela reflita o que você quer ser, ter e fazer.


2 comentários:

Unknown disse...

Eu amo essa história,minha mãe me contou deste de pequena,então essa história me agradecer.

Unknown disse...

Quero um sapo pra virar príncipe na minha vida

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares