Pesquisar nesse blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Administrando expectativas




Quando planejamos ou esperamos por algo ou alguém é natural que tendamos a idealizar tudo em nossa mente em seus mínimos detalhes. Daí surgem as expectativas que significa lidar com probabilidades e possibilidades. 

As expectativas são formadas a partir de nossos desejos, fantasias e imaginação, podendo muitas vezes exceder à realidade e adquirir proporções difíceis de serem atendidas, deixando-nos vulneráveis à decepção e frustração.

É da natureza humana gerar expectativas, que são influenciadas pelo nível de ansiedade, pelos aspectos psicológicos da personalidade, sentimentos, emoções e experiências anteriores. Por isso é essencial aprender a lidar com as expectativas colocando a razão entre a imaginação e a realidade, pois a imaginação tende a manipular os nossos julgamentos e escolhas. 

Administrar expectativas é uma habilidade que se adquire praticando. Antes de tudo precisamos ser realistas quanto às nossas possibilidades e recursos disponíveis, como também analisar o quanto estamos dispostos a investir de nosso tempo e dinheiro. 

Tudo na vida tem um preço e com a realidade não se discute, é necessário lidar com ela. É a realidade que nos mostra as escolhas e decisões que nos são mais apropriadas e quais resultados podemos esperar.

Outra questão é quando dependemos de outras pessoas. Muitas vezes achamos que as pessoas nos decepcionam quando, na verdade, somos nós quem criamos expectativas irreais sobre elas e suas atitudes. 

Por isso não devemos esperar que as pessoas tenham a capacidade de adivinhar o que desejamos e o melhor modo de lidar com isso é sendo explícito, dizendo às pessoas o que se espera delas. E mesmo assim, as expectativas são nossas e as pessoas podem falhar.

As coisas que dependem de outras pessoas e de acontecimentos alheios à nossa vontade estão fora do nosso controle, por isso temos de separar o que depende exclusivamente de nós e o que depende dos outros. 

Podemos até influenciar as pessoas para que elas possam agir segundo nossas expectativas, mas não podemos controlá-las. É inútil esperar por algo sobre o qual não se tem controle e, quanto maiores forem as nossas expectativas em relação às pessoas ou diante de qualquer situação, maiores serão as chances de nos decepcionarmos.

Deixar a vida ser dirigida por expectativas é fechar os olhos para o mundo e uma vida baseada em excessivas expectativas é irreal e perigosa, que pode deixar marcas profundas de decepção, desilusão, desapontamento e frustração. 

No entanto, quando estamos atentos à realidade compreendemos que cada pessoa pensa, sente e age de uma forma diferente. Cada um tem seu próprio modo de perceber e compreender as coisas.

Nem sempre as coisas e pessoas são como gostaríamos que fossem, mas à medida que ajustamos as nossas expectativas dentro de um padrão lúcido e flexível estaremos nos colocando dentro do que seja realizável, possível e real. 

Talvez isso não nos afaste de equívocos, mas com certeza teremos menos chance de sermos surpreendidos pela frustração de nossas expectativas. A ilusão alimenta nossa alma, mas é a realidade que nos permite sobreviver...







3 comentários:

* Edméia * disse...


*Lúcia, justamente pela facilidade

que possuo em viver FORA DA

REALIDADE que eu vivo me POLICIANDO

!!! Tenho até uma frase da MINHA

PRÓPRIA AUTORIA que eu gosto muito

:" A REALIDADE constroi os sonhos

! " Sempre comento com os meus

filhos e com os meus alunos que

devemos sonhar, desejar pessoas,

coisas, situações ! Todavia,

devemos manter UM PÉ FIRME no

chão !!!

*Ótimo texto, Lúcia !!! :))

* Edméia * disse...

*Ah, gostaria de te dizer que TE

CONSIDERO uma mulher CULTA, que

possui um bom acervo de

conhecimentos, inteligente e ...

que aprendo muito com as suas

postagens em todos os seus blogues

!!! *Parabéns, querida amiga LÚCIA

!!! :))

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Querida Edmeia: Agradeço a generosidade de seus elogios, mas vou te contar um segredo: enquanto escrevo também estou aprendendo. A realidade pode ser cruel, mas com ela não há argumentos. O jeito é construí-la da melhor forma possível. Abração pra vc.

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares