Pesquisar nesse blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Não tenha medo de adiar






Sempre dizem que a procrastinação é algo a ser evitado a todo custo, como se fosse uma lei universal. A maioria dos textos que falam do assunto abordam o aspecto negativo e oferecem receitas para eliminá-la, mas se você analisar bem verá que muitas vezes não é algo tão negativo assim.

A procrastinação está muito mais relacionada a valores, urgência e importância do que com uma mera lista de tarefas. A grande questão não é como evitá-la, mas como saber bem usá-la. 

O primeiro passo é a identificação do que pode ser protelado. Seguramente quando você posterga o início de um trabalho que lhe é solicitado com bastante antecedência, você estará em apuros se deixar para iniciar apenas dias antes da sua entrega. Mas e as atividades do dia-a-dia ou das menos importantes?

Não se trata de desprezo para com as tarefas cotidianas, mas de saber lidar melhor com elas. É uma questão de oportunidade. Se você está trabalhando num problema ou projeto complexo e super importante, nada justifica interromper sua concentração para resolver pequenos assuntos de menor importância. 

Postergue para amanhã e não perca a inspiração. Não se deve interromper uma tarefa complexa, que exige energia mental abundante, para cuidar de afazeres simples, que podem ser adiados sem problemas.

Quem nunca teve aquela sensação de achar o dia curto demais para as atividades que assumiu. Contudo, a chave é não ser escravo do tempo, mas o Senhor dele e podemos desenvolver uma boa procrastinação. Não tenha medo em adiar. E se precisar de um novo provérbio: Faça amanhã o que pode atrapalhar o que está sendo feito hoje!...


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares