Pesquisar nesse blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Lembre-se de viver





Não deixe que muito trabalho
tampe a vista da sua janela para a vida.

Não basta existir, é preciso viver e viver é muito mais que existir. Viver é aprender e, para ser aprendiz é preciso humildade para reconhecer a própria ignorância. Viver é educar-se para o amor e, amando e amado, experimentar a iluminação sem sentir-se luz, vivenciando as venturas de sentir-se completo.

Viver é movimento e não há movimento sem esforço e atrito. A vida é dinâmica, jamais se estanca, vibra serena sem pressa embora nunca pare para esperar quem ignore seu ritmo. Para existir basta estar. Para viver, é preciso ser por inteiro. 

E para viver, ainda que existindo, é preciso ser e estar, num ser único. Viver é acreditar-se imortal e eterno mesmo sabendo que nada é permanente. Viver é progredir, ir adiante e avançar.

Viver é existir de todas as formas e em todas dimensões, amando cada uma delas. Para viver não basta ver, ouvir, pensar e falar pois essas são manifestações da existência. 

Para viver é preciso sentir, mergulhar em si e novamente observar-se sem paixão. Viver é iluminar-se e, sob a luz da própria consciência, apontar os próprios defeitos e limites.

Viver é assumir responsabilidade pelos próprios atos transformando-os em gestos de amor e compaixão. Viver é conhecer-se profundamente e, ciente de si evitar enganar-se trabalhando para mudar aquilo que não está bem. 

Viver é reconhecer no universo o próprio lar, nas humanidades cósmicas a própria família, na criação infinita o próprio berço e na natureza a própria saúde e sustento. Não há vida sem troca, não há troca sem perdas, não há perdas sem ganhos, não há ganhos sem desafios, não há desafios sem dor, não há dor sem razão e não há razão fora da vida.

Viver é muito mais que existir, mas ninguém aprende a viver plenamente sem existir de muitas maneiras. Viver é transcender o que se pensa saber da vida, para assimilar-lhe a verdadeira sabedoria. 

Viver é arriscar-se e o maior risco é errar e errar é a certeza de que mais se pode aprender. Para existir basta ter sangue nas veias e ar nos pulmões, para viver é preciso sangrar e sufocar-se de tanto amor.

Na existência há apenas meias verdades e grandes mentiras, a vida conduz ao coração da única verdade absoluta. Quem vive canta por dentro, a despeito do silêncio exterior. 

Quem vive, existe em todos os lugares, sem pertencer a nenhum. Quem vive, busca em si mesmo o que deseja para o seu caminho, e quando encontra volta a buscar.

Quem vive não vê morte, apenas transformação. Viver é ir mais, mudar sempre, virar-se e revirar-se, buscar o próprio avesso, sem saber onde fica o direito. Viver é enxergar a luz mesmo nas sombras e criar luz nas próprias trevas. 

Viver é expandir a própria existência para além dos limites imaginados. Viver é doar-se sem pedir. É ceder sem resistir. É entregar-se sem recear. Quem vive renasce em novo ser a cada novo dia.
 
Quem vive tem a própria existência traçada a lápis e recria o próprio destino, minuto a minuto, quando se corrige com sabedoria e perdão. Quem vive não sabe o caminho e nem quando chegará, mas sabe para onde está indo. 

Viver é ter na própria consciência uma única história, representada por milhares de faces e nomes, episódios de milhares de existências. Viver é manifestar-se sem tempo ou espaço. É ser fogo sempre ardendo sem se queimar. 

É verbo que não se conjuga, apenas se pratica. É palavra que não se define, apenas se diz. É conceito que não se explica, apenas se vive. Viver é estar no todo, sendo tudo, sem nunca esgotar-se.

Lembre-se de viver. Crie filhos em vez de herdeiros. Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar sorvete. Não deixe que muito trabalho tampe a vista da sua janela para a vida. 

Trabalhe, trabalhe, trabalhe, mas não esqueça, virgulas significam pausas. Não é justo fazer declarações ao Fisco e nenhuma declaração para quem você ama. Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas. 

As semanas demoram muito, mas os anos passam bem rapidinho. Após muitas reuniões de negócios, reúna-se com os amigos. Busque elevação e prestígio na carreira e na profissão mas também promova-se como:

o melhor amigo, a melhor amiga, o melhor pai, a melhor mãe, o melhor filho, a melhor filha, o melhor namorado, a melhor namorada, o melhor marido, a melhor esposa, o melhor irmão, a melhor irmã. 

Você pode fazer uma festa sem dinheiro, mas não sem amigos. Para viver não basta existir, pois existir é pouco para uma criatura que nasceu para ser Deus!

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares