Pesquisar nesse blog

sábado, 24 de dezembro de 2022

Trégua de natal...

 



Alguns meses antes do início da Primeira Guerra Mundial, alemães, franceses e britânicos lutavam nas frentes de batalha na Bélgica e na França. Alguns grupos estavam na Frente Ocidental, em uma área conhecida como "Terra de Ninguém". 

No mês de dezembro o tempo estava nebuloso; tinha chovido muito e viver nas trincheiras se tornou muito difícil para ambos os lados. Durante uma semana a intensidade dos combates diminuiu. Soldados começaram a melhorar as condições das trincheiras e reparar o caminho por onde deveriam chegar as equipes que traziam alimentos. 

Em alguns dias as hostilidades cessaram para que fossem recolhidos e enterrados os soldados caídos. Chegou o dia 24 de dezembro e o frio se tornou mais intenso congelando tudo. Com receio da morte, os alemães começaram a festejar a véspera do natal.

De longe os ingleses viram as luzes de velas em pequenas árvores acima das trincheiras alemãs. Logo pensaram que se tratava de uma armadilha, porém aconteceu algo maravilhoso. Em meio à crueldade da guerra, os alemães começaram a cantar canções natalinas, como "Silent Night" ou "Noite Feliz" no idioma britânico. 

Uma atmosfera fraterna se espalhou pelos campos de batalha e, embora não pudessem se ver, dentro de suas trincheiras todos cantaram naquela noite de natal. Na manhã de 25 de dezembro, os alemães começaram a sair das trincheiras sem armas e foram se aproximando das trincheiras britânicas. 

Apesar de se sentirem confusos, alguns soldados ingleses foram ao encontro dos alemães. E então aconteceu um milagre, centenas de soldados de ambos os lados esqueceram da guerra e, sem armas, foram se aproximando e trocaram abraços. A trégua permitiu que os soldados descobrissem com quem estavam lutando; apenas jovens que estavam distantes da sua família. 

O idioma não foi um obstáculo, pois muitos soldados alemães já haviam trabalhado como barbeiros, garçons e empregados em hotéis no Reino Unido antes da guerra. Não se sabe de onde, mas uma bola surgiu e teve início uma partida de futebol. 

Logo começaram a troca de presentes. Os ingleses ofereceram chocolates, carne enlatada, bolos e uísque. Os alemães trouxeram salsichas, biscoitos, conhaque. E assim, aqueles que antes se combatiam como inimigos, fizeram juntos a celebração do natal...  

Essa é uma história verídica e realmente aconteceu, estando documentada. Ai você me pergunta: E a guerra? Continuou?... Talvez sim, talvez não, nas isso não importa. No entanto eu tenho certeza de que aqueles guerreiros compreenderam o verdadeiro significado do natal: amar ao próximo acima de todas as coisas. Nada tem mais valor, nada é tão essencial do que a paz e a harmonia entre as pessoas. E a época do natal serve para nos lembrar disso... Que tenhamos um Feliz Natal!... 


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares