É inegável o grande valor das abelhas para os seres humanos. Além do mel, as abelhas nos proporcionam vários outros produtos. Também desempenham um papel importante para o meio ambiente, já que realizam uma função ecológica considerada essencial: a polinização.
Quase noventa por cento das plantas que possuem flores, dependem de polinizadores animais, como as abelhas. Elas fazem a transferência de grãos de pólen de uma flor para outra, o que resulta na formação de frutos e sementes que irão nos alimentar.

A princípio, apenas em situação de ameaça à colmeia as abelhas apresentariam comportamento agressivo. Ou seja, elas só atacam para defender o local de moradia dela e da família.

As abelhas tem um ferrão farpado, como se fosse a ponta de uma flecha. Quando uma delas pica um ser humano ou um animal, o ferrão que entra pela pele da vítima fica cravado e não sai, pois as farpas seguram o ferrão.

Ao tentar sair dali, a bolsa de veneno e parte do intestino da abelha acabam sendo arrancados. Logo depois, em decorrência dessa mutilação, a abelha morre. O ataque da abelha pode até prejudicar um pouco a sua vítima, mas é a abelha que se torna mais prejudicada, pois perde a vida.
Com o ser humano também ocorre algo parecido. Quem vive atacando outras pessoas, seja por meio de fofocas, intrigas, maledicências ou destila ódio e vomita rancor e mágoa, pode até prejudicar suas vítimas, mas sempre acabará se tornando vítima de sua própria maldade.
Observe se há felicidade em quem vive assim...