Pesquisar nesse blog

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Quer salvar o mundo, salve a si primeiro




O avião estava prestes a decolar e pela milionésima vez orientava o comandante: "Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente a sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver a seu lado"... 

A imagem no monitor mostrava justamente isso: uma mãe colocava primeiro sua máscara e depois a máscara de seu filho pequeno. Podemos até pensar que a tendência natural de todas as mães é instintivamente salvar o filho e depois pensar em si mesma. 

Mas a orientação dentro dos aviões tem lógica: como podemos ajudar quem quer que seja se estivermos sufocados, desmaiados... Por mais que pareça egoísmo, se queremos cooperar para salvar o mundo, temos de começar salvando a nós mesmos.

Tem muita gente por aí fazendo discurso e reclamando em nome dos outros, mas mantém a própria vida desarrumada. Não cuidam de si mesmos, trabalham com o que não gostam, não buscam mais informações e estão mais propensos a protestar do que a aprender. Com esse tipo de pensamento, o que podem transmitir aos outros. Que exemplo eles podem passar?


Quer uma cidade mais limpa? 
Comece por seu quarto e o banheiro de sua casa.

Quer mais justiça social? 
Respeite os direitos da empregada doméstica 
que trabalha em sua casa.

Você deseja um transito menos violento? 
Avalie como você mesmo dirige.

Quer uma vida melhor para todos? 
Comece por si mesmo: 
pare de praguejar e vá em busca de 
soluções viáveis para seus problemas.


O que nos acontece é responsabilidade nossa, salvo as tragédias pessoais que não podemos prever. E, mesmo entre os menos afortunados, há os que viram o jogo ao contrário dos que viram uns chatos. 

Antes de falar mal das revistas de fofocas, pense se você mesmo não está fazendo comentários desnecessários. Coloque sua camiseta pró-ecologia, mas antes lembre-se de não jogar lixo na rua.

Salve os animais, mas também tenha paciência com seus pais e com os mais velhos. Uma coisa está relacionada com a outra: você e o universo. Quer salvá-lo? Garanta-se primeiro. 

Não se sinta culpado em pensar em si próprio. Antes, cuide de si e arrume o que é seu. E, estando quite consigo mesmo, vá em frente e mostre aos outros como se faz...



4 comentários:

* Edméia * disse...


*Lúcia, graças a Deus, já aprendi

esta lição e a passo para os meus

filhos e para os meus alunos !!!

*Foi muito difícil para eu

aprender esta lição porque fui

educada com o meu pai sempre me

afirmando que eu deveria , em

primeiro lugar, preocupar-me com

as outras pessoas e, depois,

comigo mesma !!! Além disso, eu

ouvia com frequência, meu pai

CULPAR OS OUTROS por frustrações

dele, fracassos dele com ele

mesmo !!! Na verdade, precisei de

04 anos de psicoterapia para eu

me REeducar !!! Não foi fácil,

porém, consegui aprender a lição

e hoje, sou FELIZ por isso

!!! Graças a Deus !!! :))

*Ah, gostei do verbo virar

nesta frase : há os que viram o

jogo ao contrário dos que viram

uns chatos. Taí um bom exemplo

de como a mesma palavra pode

possuir sentidos diferentes num

mesmo período ! Dá uma boa aula

de SEMÂNTICA !!! :))

*Lúcia, tenha uma boa

semana ao lado dos teus !

*Fiques com Deus.

*Um abraço.

P.S. - *Menina, Dezembro já está

aí na porta ! (*Voou o ano !!!).

* Edméia * disse...


*Lúcia, tentei colocar este comentário no teu blog sob o título de "MITOLOGIA GREGA" e não consegui !!!

* * *

*Lúcia, confesso que sou muito mais

racional do que emocional e acho

isto ótimo !!! :))

Constatei com toda certeza

que a pessoa que se deixa levar

pela emoção, SE DESTROI !!! Tenho

vários exemplos disto dentro da

minha própria família !!!

A verdade é que o certo é -

como afirmam os BUDISTAS !!! - O

CAMINHO DO MEIO, isto é, nem tanto

ao mar nem tanto à terra !!!

Devemos lutar constantemente para

mantermos UM EQUILIBRIO entre

razão e emoção !!!

*É isso.

* * *

*Lá diz que NÃO SOU MEMBRO

DO GRUPO !!! :((

*Loguei com outros e-mails

meus e ... não consegui também !!!

Não sei o que se passa ! Você

poderá deixar-me um comentário

lá no meu blog dizendo-me o que

está acontecendo ?! Desde já,

AGRADEÇO !!! :))

* * *

P.S. - Este comentário foi sobre

o teu texto que conta a história

da destruição de CORINTO !!!

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Querida Edmeia: A vida é assim mesmo: sempre ensinando um pouquinho para que possamos aprender a viver melhor e sermos mais felizes. Agradeço sua visita e seu contato. Gosto muito de receber suas notícias e saber que está bem. Você tem razão: o ano passou voando e vem aí um novo ano com novas promessas. Abração para você.

Lendo e-m@ginando disse...

Perfeito!

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares