Pesquisar nesse blog

domingo, 11 de agosto de 2013

Dificuldade em impor limites





Como é difícil impor limites! Quantas vezes nos sobrecarregamos de compromissos para atender exclusivamente aos interesses dos outros? Quantas vezes costumamos engolir calados as exigências de parceiros, filhos, família além das cobranças dos nossos chefes no trabalho? 

Quantas vezes suportamos o vizinho que nos incomoda, o colega de trabalho que nos empurra suas tarefas e aquele amigo ou amiga que não perde uma oportunidade de tirar algum proveito? Pois saiba que reverter esse processo depende exclusivamente de você.

Essa falta de critérios estando sempre à disposição dos outros, deixando-se explorar e concordando com todos tem um nome: " dificuldade em impor limites". Esse é o sintoma típico de quem não presta atenção em si, porque impor limites é um atestado de individualidade.

 Impor limites significa respeitar e não extrapolar os limites de sua resistência. E quanto mais tempo se demora para impor limites, mais tempo levará para aprender.

Você pode ter passado longos anos de sua vida concordando com todo mundo e por fim você nem sabe mais do que você gosta de verdade e nem o que você quer da sua vida. 

Você nem reconhece mais as suas próprias necessidades, por isso torna-se complicado negar exigências externas. Você se tornou tão disponível para os outros, que já nem se disponibiliza para si mesmo.

Por não conseguir se impor, com o tempo a insegurança vai tomando conta e você vai entrando em um quadro de menos-valia. E, para compensar essa fraca autoestima, você tenta se superar o tempo criando uma mania de perfeccionismo. 

Cada vez que você não se impõe, mais aumenta a sua autoexigência. Muitas vezes o desgaste emocional que você enfrenta passa despercebido e você cria resistência para lidar com situações inesperadas.

Para perceber se você tem dificuldade em impor limites basta analisar sua vida, preferencialmente distante de todas as situações estressantes, ou seja, longe de amigos, vizinhos, família, trabalho etc. 

Pergunte-se porque você é tão disponível? O que você ganha e o que você perde ao tomar atitudes que ultrapassem seus limites?

Aprender a impor limites é algo difícil e requer aprendizagem. A princípio as pessoas podem achar estranho seu novo comportamento e podem até exigir atenção tentando despertar seu sentimento de culpa. Porém, aprenda a dizer "Não" quando não puder atender a outros. Não gostou de uma atitude ou de uma conversa, diga na hora: não gostei! Defenda seu espaço. Você tem esse direito...



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares