Pesquisar nesse blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tudo depende de um ponto de vista




Que país existe entre a América do Sul e a África? Depende: se você olhar para a África através do Oceano Atlântico não verá mais que algumas pequenas ilhas, porém se olhar através do Oceano Pacífico vai encontrar a Austrália no meio do caminho. Tudo depende do seu ponto de vista, ou seja, do ponto onde você está.

Da mesma forma são as nossas ideias e opiniões. A partir de nós olhamos as coisas sob uma perspectiva, porém os outros podem não ver as coisas do mesmo modo. É aí que iniciam as grandes discussões sem fim; cada um quer defender seu ponto de vista como sendo verdadeiro. Mas podemos desenvolver uma capacidade que nos permite entender a visão dos outros; ela se chama "Empatia".

O processo empático é uma resposta afetiva apropriada a cada situação e consiste em colocar-nos no lugar do outro para perceber as coisas como ele percebe; até certo ponto é identificar-se com o outro. 

Muitos conflitos poderiam ser evitados se utilizássemos a empatia nas nossas relações com os outros, mas para isso há de se ter disponibilidade interna, uma condição que exige verdadeira vontade de entendimento.      

Demonstrar empatia significa estar presente, envolver-se, interagir, sabendo distinguir o que é aceitável e o que inadmissível. Ser empático não significa concordar mansamente com os outros e nem submeter-se, mas aceitar que existem outras ideias e pontos de vista. Significa abrir-nos para compreender outras pessoas e estarmos dispostos a melhorar a nossa comunicação, até mesmo para discordar.  

Olhando as coisas sob diferentes perspectivas temos muito a aprender, ampliamos os nossos horizontes e podemos até mesmo melhorar as nossas próprias ideias; isso se chama agregação ou reunião de partes homogêneas formando um todo, mesmo sendo necessário descartar algumas partes. Muitas conclusões são melhoradas com essa disposição de chegar a um consenso.

Com empatia demonstramos consideração aos outros e despertamos a sensação de que suas emoções, opiniões e ideias são relevantes. Para criar boas relações basta sabermos ouvir efetivamente, mostrando interesse e explorando mais a opinião do outro. Cada pessoa vê o mundo de uma forma diferente e a empatia é essencial para formarmos e mantermos laços afetivos e sociais baseados no respeito, confiança e cordialidade. 




2 comentários:

* Edméia * disse...


*Lúcia, EMPATIA hoje é algo

DIFICÍLIMO !!! A maioria das pessoas

se mostra por demais superficial,

individualista e egoísta !!!

Infelizmente, às vezes, dentro da

nossa própria casa enfrentamos

esta situação de "cada um na sua"

ou "ema, ema, ema, cada um com o

seu problema " ou "ado, ado, ado,

cada um no seu quadrado " ou cada

um por si e Deus por todos !!!

*É isso.

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Olá Edmeia: Você tem razão, muitos enxergam apenas o próprio umbigo. Porém não devemos fazer como os outros, sigamos a caminho do bem. Abraço, Lucia

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares