Pesquisar nesse blog

sábado, 15 de setembro de 2012

Crueldade, nunca mais!...

  


Cerca de 4.000 anos a.C. os egipcios adoravam seus deuses. Entre eles Bastet era a deusa da fertilidade e protegia mulheres grávidas. Era representada por uma mulher com cabeça de gato ou simplesmente um gato.  Os egípcios consideravam os gatos como animais sagrados, graças as habilidades para caçar as pragas. 

Em um mito escandidavo que deu origem a muitas das crenças pagãs. A carruagem de Freyja deusa do amor e da cura, era puxada por gatos. A deusa guardava em seu jardim as maçãs com as quais se alimentavam os deuses no Valhalla e sua iconografia era representada por gatos puxando sua carruagem. 

Assim os gatos foram associados à própria divindade. No entanto o culto a Freyja foi considerado heresia e os membros da seita severamente punidos com tortura e morte. Como os gatos faziam parte do culto, foram acusados de serem demoníacos, principalmente os gatos pretos.




Do Egito os gatos chegaram até a Itália e na antiga Roma eram considerados símbolos da liberdade e, a partir dali, se espalharam por toda a Europa. Mas na Idade Média a inquisição condenou os gatos à fogueira junto com as bruxas.

Alegando que eles eram igualmente malignos e associados a ações demoníacas, praticamente os gatos sumiram de todos os lugares. 

A Idade Média foi marcada por poucos hábitos de higiene, muita sujeira e lixo que se amontoava nas ruas, criando um ambiente propício à disseminação dos ratos. Sem gatos para caçá-los os ratos proliferaram.

Contaminando milhares de pessoas com a Peste Negra, a Europa foi devastada. A epidemia começou em meados de 1350 e durou até meados de 1700. Estima-se que mais de 130 milhões de pessoas morreram com Peste Negra na Europa.






Atualmente existem muitos ratos nas cidades, o que aumenta o risco de doenças, tal como a Leptospirose uma grave doença que pode levar à morte. 

Capaz de contaminar pessoas e rebanhos, o rato de esgoto que existe em maior quantidade nas áreas urbanas é o principal transmissor da doença. 

Por isso, defenda os gatos, pois eles são a defesa de nossas casas contra os intrusos roedores e seus danos. 




Crueldade nunca mais!...


A legislação atual pune casos de abusos e maus tratos aos animais com pena de detenção de três meses a um ano. Portanto, quem não gosta de animais não deve molestá-los, pois existe uma lei de proteção aos animais. 
(Lei 9605/98 – Art. 32 - Lei de crimes ambientais). 





Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares