Pesquisar nesse blog

sábado, 9 de junho de 2012

Dia dos enamorados


Na Europa os Dia dos enamorados é celebrado em 14 de fevereiro - Dia de San Valentino. No passado muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, por isso San Valentino realizava o casamento às escondidas antes que o casal fugisse sem receber as bênçãos matrimoniais. O diácono Valentino tinha o costume de presentear os nubentes com uma rosa vermelha, símbolo de amor verdadeiro e duradouro. Assim criou-se a tradição de oferecer rosas vermelhas no Dia dos Namorados.

Considerado o protetor dos enamorados, San Valentino nasceu em Terni na Itália dando origem a inúmeras lendas. Em uma delas, dizia-se que o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos para angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. San Valentino teria violado este decreto imperial e realizado casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentino teria sido preso, torturado e condenado à morte.

Muitos devotos vão à Basilica de San Valentino em Terni para agradecer a felicidade a dois. Outros tantos usam os poderes de Valentino para encontrar um grande amor ou para reconquistar um amor perdido. No meio da Basílica existe um poço onde os enamorados de todo mundo depositam suas mensagens de amor.

Porém os comerciantes viram essa data como uma idéia para aquecer suas vendas. No Brasil escolheram o dia 12 de junho para celebrar o Dia dos enamorados, dia dedicado a Santo Antonio considerado protetor dos casais. Criou-se assim a tradição de trocar presentes, enviar flores e realizar jantares românticos. Mas essa data vale para uma reflexão: será que o amor deve ser celebrado apenas em um dia do ano? Apenas presentes e flores seriam demonstrações de amor?

Não existe celebração maior do que o amor de duas almas que se encontram e vivem com intensidade cada momento, cada silêncio, cada beijo, cada sorriso. São momentos únicos em que cada um demonstra o quanto é bom amar e ser amado. Celebrar o amor é demonstrar o prazer de estar junto de alguém que lhe proporciona alegria de viver, porém o amor não é algo banal que possa estar em um presente grande ou pequeno no Dia dos namorados. O amor é o ingrediente da vida, a porção mágica de felicidade que deve ser vivido todos os dias, em pequenos mas verdadeiros gestos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares