A linguagem dirige nossos pensamentos para direções especificas e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.
1) Cuidado com a palavra “não".
A frase que contém "não", para ser compreendida traz à mente o que está junto com ela. O "não" existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "não". Nada vem à sua mente. Mas se eu lhe pedir: - Não pense na cor vermelha, você com certeza pensará no vermelho e depois se esforçará em outras cores. Por isso, fale no positivo, diga o que você quer, afirme o seu desejo. Substitua a frase: "Não mexa no meu armário..." por "Você está proibido de mexer em meu armário".
2) Cuidado com a palavra “mas”...
Substitua "mas" por "e", porque o "e" dá ideia de acréscimo, principalmente quando se discute uma ideia ou opinião. Substitua a frase: "Você é muito esforçado mas não progride..." por "Você é muito esforçado e pode progredir..."
3) Cuidado com a palavra “tentar”
Quando você diz que vai tentar, pressupõe a possibilidade de falha. Evite tentar, faça! Substitua a frase: "Vou tentar encontrar com você" por "Tenho poucas chances de ir".
4) Cuidado com “não” posso" ou “não consigo”,
Se você diz "não posso" ou "não consigo" dá ideia de incapacidade pessoal. Ao invés disso, use "não podia" ou "não conseguia", que pressupõe que está se superando.
5) Fale das mudanças desejadas para o futuro
Utilize o tempo presente do verbo. Por exemplo, ao invés de dizer "vou conseguir um emprego", diga "estou conseguindo um emprego", "Estou conseguindo quitar minhas dívidas".
6) Nunca diga “devo”, “tenho” ou “preciso”
Quando você diz: devo fazer, preciso fazer ou tenho que, pressupõe que algo externo controla a sua vida. Ao invés disso, diga "eu quero", "eu decido", "estou fazendo". Nunca diga: "Eu preciso colocar minhas coisas em ordem". Substitua por "Eu quero Quero colocar minhas coisas em ordem"; "Eu decido colocar as coisas em ordem"
7) Utilize o verbo no passado para falar de problemas ou descrições negativas de si mesmo.
Não é legal falar mal de si mesmo, mas se estiver comentando sobre suas dificuldades, use o verbo no passado. Exemplo: "Eu tinha dificuldade para ..."
8) Substitua o "se" por “quando”.
Todos nós temos sonhos, que desejamos realizar. Por isso, quando comentar sobre seus sonhos e expectativas, não diga "Se eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar". Diga "Quando eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar" ou "já estou conseguindo o dinheiro para a minha viagem...!
9) "Esperar" suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
Seja assertivo. Ao invés de dizer: " Eu espero aprender isso" diga "Eu sei que vou aprender isso".
10) O verbo no presente fica mais forte e mais concreto.
Procure sempre dizer o verbo no presente. Por exemplo: ao invés de dizer: "Eu gostaria de agradecer a você" diga "Eu agradeço a você".
Falar corretamente é muito importante. O que nos diferencia dos animais é o som ordenado que transmite a sabedoria, o conhecimento e a capacidade de comunicação.
Enquanto estamos evoluindo como ser humano, precisamos ter em mente que aprender a falar corretamente, positivamente, claramente, sem gírias ou palavrões é um caminho para o controle de nossas faculdades, utilizando assim, um pouco daquela capacidade que desprezamos ao utilizarmos um décimo de nosso poder divino...
Pessoas medíocres falam de outras pessoas;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas inteligentes falam sobre ideias...