Pesquisar nesse blog

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Quer salvar o mundo, salve a si primeiro




O avião estava prestes a decolar e pela milionésima vez orientava o comandante: "Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente a sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver a seu lado"... 

A imagem no monitor mostrava justamente isso: uma mãe colocava primeiro sua máscara e depois a máscara de seu filho pequeno. Podemos até pensar que a tendência natural de todas as mães é instintivamente salvar o filho e depois pensar em si mesma. 

Mas a orientação dentro dos aviões tem lógica: como podemos ajudar quem quer que seja se estivermos sufocados, desmaiados... Por mais que pareça egoísmo, se queremos cooperar para salvar o mundo, temos de começar salvando a nós mesmos.

Tem muita gente por aí fazendo discurso e reclamando em nome dos outros, mas mantém a própria vida desarrumada. Não cuidam de si mesmos, trabalham com o que não gostam, não buscam mais informações e estão mais propensos a protestar do que a aprender. Com esse tipo de pensamento, o que podem transmitir aos outros. Que exemplo eles podem passar?


Quer uma cidade mais limpa? 
Comece por seu quarto e o banheiro de sua casa.

Quer mais justiça social? 
Respeite os direitos da empregada doméstica 
que trabalha em sua casa.

Você deseja um transito menos violento? 
Avalie como você mesmo dirige.

Quer uma vida melhor para todos? 
Comece por si mesmo: 
pare de praguejar e vá em busca de 
soluções viáveis para seus problemas.


O que nos acontece é responsabilidade nossa, salvo as tragédias pessoais que não podemos prever. E, mesmo entre os menos afortunados, há os que viram o jogo ao contrário dos que viram uns chatos. 

Antes de falar mal das revistas de fofocas, pense se você mesmo não está fazendo comentários desnecessários. Coloque sua camiseta pró-ecologia, mas antes lembre-se de não jogar lixo na rua.

Salve os animais, mas também tenha paciência com seus pais e com os mais velhos. Uma coisa está relacionada com a outra: você e o universo. Quer salvá-lo? Garanta-se primeiro. 

Não se sinta culpado em pensar em si próprio. Antes, cuide de si e arrume o que é seu. E, estando quite consigo mesmo, vá em frente e mostre aos outros como se faz...



Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares